A luta do pequeno Rhavy contra o câncer: família de Jaraguá do Sul busca apoio para realização de transplante
- 11/04/2025
- 0 Comentário(s)

Jaraguá do Sul - Em setembro de 2024, Rhavy Miguel, na época com 2 anos e 8 meses, foi diagnosticado com leucemia linfoide aguda (LLA), um câncer que afeta as células do sangue. Desde então, a vida da família que reside em Jaraguá do Sul passou por uma mudança brusca. O pai do pequeno, Michel, que é eletricista, e a mãe Maysa, que trabalhava no comércio, se viram obrigados a deixar seus empregos para cuidar do filho, que necessita de atenção integral. Por isso, o casal conta com ajuda financeira da comunidade para dar sequência ao tratamento. Maysa explica que as despesas mensais têm girado em torno dos R$ 5 mil, incluindo a compra de alguns medicamentos que não são fornecidos pelo SUS e as idas e vindas até Blumenau (antes era Joinville), onde Rhavy faz as sessões de quimioterapia. Mas, em meio à angústia, as esperanças do casal foram renovadas com a expectativa de Rhavy receber um transplante de medula, que será realizado em Curitiba.
Pai será o doador
Em 14 de fevereiro, após a realização de exames no Hemosc de Joinville, descobriu-se que Michel tem a compatibilidade necessária para doar a medula ao seu filho. A cirurgia de transplante ainda não tem data marcada, pois, conforme explica Maysa, Rhavy está internado em Blumenau desde a última terça-feira (8) para novas sessões de quimioterapia e para a realização de exames necessários antes de passar pelo transplante no Hospital Erasto Gaertner. “Faltam vir os resultados de alguns exames e quando ganharmos alta temos que arrumar toda a documentação, mas a médica disse que não vai demorar. Quando formos para Curitiba, o Rhavy e o pai dele terão que passar por avaliação médica e por novos exames. Teremos que permanecer na cidade por um período de 4 a 5 meses”, detalha Maysa.
Eles terão que alugar uma casa na capital paranaense para ficar durante este tempo, e Michel, que realiza alguns serviços esporádicos como eletricista e motorista de aplicativo, ficará impossibilitado de trabalhar após a cirurgia porque terá que ficar isolado por um período, evitando qualquer tipo de contato para evitar riscos de contaminação. Por isso é fundamental que possam contar com a ajuda da comunidade. Qualquer doação em dinheiro, por menor que seja, será muito bem-vinda. Interessados em contribuir com o tratamento de Rhavy podem depositar qualquer valor na chave pix 161.806.109-75, em nome de Rhavy Miguel Bueno Krüger.