Dr. Vicente cobra ação urgente do Governo Federal após tragédia no Morro dos Cavalos

  • 08/04/2025
  • 0 Comentário(s)

Dr. Vicente cobra ação urgente do Governo Federal após tragédia no Morro dos Cavalos

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (8), o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) fez duras críticas à falta de investimentos do Governo Federal para resolver os gargalos logísticos em Santa Catarina. O alerta veio após um grave acidente no trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, que deixou cinco pessoas feridas e destruiu 27 veículos após a explosão de um caminhão-tanque no último fim de semana.


“O Morro dos Cavalos se transformou no novo símbolo do descaso do Governo Federal com Santa Catarina”, afirmou. “Não é de hoje que esse trecho é conhecido por sua periculosidade. Não é de hoje que ele paralisa o Estado, causa prejuízos econômicos e põe vidas em risco.”

Túneis engavetados há 10 anos
Dr. Vicente classificou como “inadmissível” o fato de as obras prometidas para o local — incluindo dois túneis previstos no projeto original da duplicação da BR-101 — permanecerem engavetadas, mesmo após a emissão da licença ambiental em 2014. Segundo o parlamentar, o projeto está orçado em R$ 1,2 bilhão e já conta com aprovação da comunidade indígena local e da Funai.

“O que falta? Vontade política”, disparou o deputado.

Repactuação do contrato da Arteris
O parlamentar também cobrou agilidade nas discussões sobre a repactuação do contrato da Arteris, concessionária que administra o trecho Norte da BR-101. A proposta de prorrogação está condicionada à execução de uma série de obras emergenciais, incluindo os túneis no Morro dos Cavalos. No entanto, o processo está travado há mais de um ano no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Ministério dos Transportes.
“Se não querem incluir a obra dos túneis em um novo contrato com a Arteris, que o Governo Federal discuta a alternativa com a concessionária CCR, que administra o trecho Sul da BR-101, diluindo o custo no contrato vigente”, sugeriu.

Corte de recursos agrava situação
A fala do deputado ocorreu na mesma semana em que foi anunciado um corte de R$ 400 milhões no orçamento federal de infraestrutura para Santa Catarina em 2025. Para Dr. Vicente, a redução dos investimentos agrava ainda mais a precariedade das rodovias federais e confirma o desrespeito do Governo Federal com o Estado.
Além da BR-101, o parlamentar também destacou a lentidão nas obras de duplicação das BRs 470 e 280, e o abandono de projetos ferroviários considerados estratégicos, como a ferrovia litorânea catarinense, que ligaria os portos de São Francisco do Sul e Imbituba.

“Essa ferrovia está em 39º lugar num ranking de prioridades do Ministério dos Transportes. Se continuar nesse ritmo, nem os nossos netos verão essa obra sair do papel. E ela é fundamental para reduzir o tráfego de veículos pesados nas rodovias.”

Dr. Vicente finalizou seu discurso com um apelo por responsabilidade e compromisso com Santa Catarina:

“É revoltante a falta de iniciativa. Enquanto o Governo Federal empurra com a barriga, Santa Catarina enfrenta congestionamentos gigantescos, desvalorização do turismo e, o mais grave, o risco constante de novas tragédias. Estamos sendo deixados de lado. Não por falta de contribuição, mas por falta de retorno! Nosso estado é um dos motores econômicos do Brasil e é tratado como coadjuvante no debate nacional sobre infraestrutura.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Fundo da Grota

Baitaca

top2
2. Gritos de Liberdade

Grupo rodeio

top3
3. Pau que dá cavaco

João Luis Correa

top4
4. Cadela Baia

Mano Lima

top5
5. Rancho de Beira de estrada

Os Serranos

Anunciantes